Viagens em Londres: Oyster, Travelcard ou Contactless | Lugares Incertos (2023)

A rede de transportes na capital de Inglaterra é tão vasta que pode ser intimidatória. Por isso escrevi um artigo sobre as melhores formas de poupar dinheiro nos transportes em Londres.

Os meios de pagamento ou o tipo de passes que existem também podem, porém, ser confusos para viagens em Londres.

Qual é o melhor Oyster, Travelcard ou Contactless? E quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de passe ou bilhete para viajar em Londres? Existem motivos para optar pelo Oyster Card no sistema Pay as you go, para comprar um Travelcard (com o Oyster ou em papel) ou Contactless.

Apesar dos prós e contras de cada modo, apenas existe uma forma de pagamento que não recomendo: dinheiro.

Comprar um bilhete com dinheiro vai sair-lhe bem caro. Por exemplo, numa viagem de Metro entre Covent Garden e Leicester Square, com o sistema Contactless custa 2,40£, enquanto que se pagar com dinheiro o valor a despender é 4,90£.

Oyster Travelcard, paper Travelcard e PAYG

No Oyster Card pode optar pelo sistema de recarregamento (pay as you go) ou comprar um Travelcard – um passe diário, semanal, mensal ou anual. Também pode comprar um Travelcard em papel.

Cada uma destas modalidades tem vantagens e desvantagens que explico mais à frente. Consoante as suas circunstâncias terá de optar por um sistema ou outro para viagens em Londres.

Conteúdo do artigo esconder

1Vantagens e desvantagens dos passes para viagens em Londres

1.1Oyster

1.1.1Vantagens do Oyster Card

1.1.2Desvantagens do Oyster Card

(Video) Dicas de como usar Metrô em Londres pela primeira vez

1.3Travelcard

1.3.1Vantagens do Travelcard

1.3.2Desvantagens do Travelcard

2Que passe devo escolher para viajar em Londres?

Vantagens e desvantagens dos passes para viagens em Londres

Oyster

O cartão Oyster é um cartão recarregável para viajar em Londres, da zona 1 à 9 e também entre os aeroportos (Heathrow, Gatwick, City) e a capital britânica.

Existem várias versões deste cartão, por exemplo um cartão para turistas ou um cartão para estudantes, no entanto, recomendo que adquira o Oyster Card padrão – pode ser adquirido nas estações de metro ou comboios, aeroportos ou lojas de conveniência que exibam o logotipo do Oyster Card.

O primeiro passo é decidir por um hotel barato em Londres e verificar que zonas necessita que o seu cartão abranja. Por exemplo, a estação de Covent Garden ou Leicester Square estão na Zona 1, Vauxhall na Zona 2 e Wimbledon na Zona 3.

A maior parte das atracções turísticas de Londres estão situadas na Zona 1, embora haja algumas excepções como o Richmond Park, Wimbledon, Wembley ou os Kew Gardens.

Além disso, é fundamental também perceber que as tarifas também variam em função da hora que viajar nos transportes em Londres. Os preços nos horários fora da hora de ponta – designados off-peak – são mais baixos.

A hora de ponta abrange os dias úteis entre as 06h30 e as 09h30 e entre as 16h00 e as 19h00. Todos os restantes períodos, incluindo fins-de-semana e feriados são horários off-peak.

Vantagens do Oyster Card

O Oyster Card existe há vários anos e tem diversas vantagens. Desde logo a possibilidade de adicionar passes diários, semanais, mensais ou anuais ao cartão. Também consegue com o Oyster Card comprar passes para jovens e idosos. Este tipo de passes não está disponível para o sistema Contactless para viagens em Londres (ver abaixo).

Com o cartão Oyster vai conseguir seguir de perto os gastos, pois à entrada dos autocarros e eléctricos e à saída dos torniquetes e nas máquinas das estações é apresentado o saldo restante.

(Video) 10 LONDON INSTAGRAMMABLE Places for FREE - Find the best location tips for cool pictures

Com o sistema Contactless, existe um limite semanal válido de segunda-feira a domingo. Embora o valor semanal do Oyster Card seja exactamente igual ao limite do sistema Contactless, existe uma peculiaridade.

O limite semanal do Contactless é válido por sete dias, mas o período de validade é de segunda-feira até domingo.

Se começar a viajar na terça-feira e precisar de sete dias não compensa utilizar o Contactless, pois irá perder um dia. Já no caso do Oyster Card, o passe semanal é válido por sete dias a partir do dia em tiver sido activado, independentemente do dia em que a activação tiver ocorrido.

Desvantagens do Oyster Card

Uma das principais desvantagens do Oyster Card é o depósito inicial – 5£ – embora este valor seja reembolsável se devolver o cartão no final das férias em Londres.

Com o Oyster Card, mesmo que adicione um Travelcard não tem descontos na entrada de atracções como acontece com o Travelcard em papel (ver abaixo). Com o Oyster pay as you go (PAYG), ou recarregável, não existe um tecto semanal (apenas tecto diário) para os transportes em Londres, embora possa comprar um Travelcard semanal.

A excepção é nos autocarros e eléctrico onde se aplica esse máximo semanal.

Ao utilizar o Oyster Card (PAYG), terá obrigatoriamente de recarregar o cartão em lojas de conveniência ou nas estações de transportes – e perder vários minutos para o efeito.

Contactless

Uma das opções de pagamento para viagens em Londres é um cartão de crédito ou débito emitido pelo banco com a função contactless. Basicamente trata-se de um cartão com um chip para fazer transacções até 30£ sem necessidade de introduzir o código pin.

Pode utilizá-lo para pagar as viagens em Londres – no Metro, nos comboios, etc, ou para fazer qualquer compra.

Vantagens do Contactless

Se já tiver um cartão de crédito, débito ou pré-pago das redes Amex, Visa, Mastercard ou Maestro com a função contactless não precisa de comprar mais nenhum cartão para viajar nos transportes públicos de Londres. Também não necessita de perder tempo a recarregar o cartão (como acontece com o Oyster Card).

Pode igualmente utilizar um dos serviços de pagamento através do telemóvel como: Apple Pay, bPay, Fitbit Pay, Garmin Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

Com o sistema contactless pode fazer quantas viagens quiser na capital inglesa e, no final do dia, não irá pagar mais do que o limite pré-definido pelas autoridades londrinas. Por exemplo, nas zonas 1 e 2 não irá pagar mais do 7£ por dia, mesmo que faça 5, 10, ou 50 viagens em Londres num único dia.

O limite diário é calculado ao longo de 24 horas para pagamentos entre as 04h30 da madrugada e as 04h29 do dia seguinte ao início da viagem.

O pagamento Contactless também permite fazer viagens ilimitadas durante uma semana nos transportes de Londres sem pagar mais do que o limite definido. Por exemplo, para as Zonas 1 e 2 o valor máximo que lhe será cobrado é 35,10£.

Este valor é calculado de segunda a domingo, pelo que é melhor se começar numa segunda-feira. No site do TfL (Transport for London) pode verificar os valores máximos para todas as zonas.

Se fizer várias viagens de metro e comboio num único dia, o pagamento contactless é muito mais barato do que o Travelcard diário.

(Video) Primeira coisa a se fazer em Londres!!!

Desvantagens do Contactless

A utilização deste sistema pode ter sérias e dispendiosas consequências. Por exemplo, se tiver mais de um cartão deste tipo, certifique-se que utiliza sempre o mesmo, caso contrário não irá beneficiar do limite diário ou semanal.

Leia também

7 viagens desde Londres, em 7 dias (a uma hora de distância)

Uma outra desvantagem, provavelmente a mais relevante para turistas, é que se utilizar um cartão bancário emitido fora do Reino Unido, poderá ter que pagar comissões por cada transacção – valor cobrado pelo seu banco.

Se viajar com menores de 18 anos ou idosos, este sistema não permite diferenciar as idades e irá sempre pagar a tarifa válida para adultos.

Travelcard

O Travelcard é basicamente um passe para um período fixo, que pode ser diário, semanal, mensal ou anual. O que confunde muita gente é que existem dois tipos de Travelcard: um adicionado através do Oyster Card – emitido pelo TfL – e outro em papel emitido pelo National Rail (comboios).

Ambos servem o mesmo propósito, ou seja, a utilização num número ilimitado de viagens em Londres e funcionam em qualquer transporte. No entanto, existem vantagens e desvantagens, caso compre o Travelcard em papel ou através do Oyster Card.

Vantagens do Travelcard

Se comprar um Travelcard em papel, terá acesso às ofertas 2FOR1 nas principais atrações de Londres. Com o Travelcard não há necessidade de usar as máquinas de bilhetes nas estações ou de calcular quanto crédito precisa.

Só tem de escolher o hotel em Londres e confirmar as zonas para que necessita o Bilhete. O Travelcard permite também poupanças para grupos de dez ou mais pessoas.

Com o Travelcard tem descontos nas tarifas da Emirates Air Line (teleférico) e nas tarifas do serviços marítimos no rio Tamisa – Thames Clipper.

Desvantagens do Travelcard

A principal desvantagem do Travelcard em papel é que em algumas ocasiões – como no passe para um dia em Londres – é muito mais caro do que o Oyster PAYG ou o sistema Contactless.

É um passe em papel que se perde facilmente e que, em vários momentos, deixa de funcionar nos torniquetes.

Os locais onde o pode adquirir é mais limitado do que o Oyster Card.

Que passe devo escolher para viajar em Londres?

Depende obviamente das suas circunstâncias pessoais. Por exemplo, nunca compre um Travelcard para um dia, pois sai sempre mais caro que o limite diário no Oyster Card ou no sistema Contactless.

Um Travelcard (em papel) pode compensar se quiser usufruir de alguns descontos em atracções.

Não recomendo a utilização do sistema Contactless se não tiver um cartão isento de comissões bancárias no estrangeiro. Não utilize o contactless se viajar com crianças, pois não tem descontos.

No fundo é precisasempre de alguma matemática para escolher a melhor opção, mas se tiver dúvidas deixe um comentário em baixo e eu tentarei ajudar.

Cidades Tecnologia

(Video) #SanTenChan reads some dwarf from the Book of Sani Gesualdi by Nino Frassica second episode!

As melhores plataformas para poupar nas suas viagens

Sempre que quiser marcar um voo, um hotel ou comprar seguro de viagem, use as plataformas que eu recomendo e confio. Só tem de clicar nos links abaixo antes de pesquisar as suas viagens.

Não paga mais por usar estes links.

  • Faça o seguro de viagem na IATI (5% de desconto com este link e cobertura Covid-19)
  • Encontre osvoos mais baratos no Skyscanner
  • Elimine as comissões bancárias com o cartão Wise
  • Durma confortável nomelhor hotel com o Booking.com
  • Regresse com as melhores fotos de viagem. Aprenda a fotografar comigo

Nota: Este artigo pode conter links afiliados, mas não paga mais por usar qualquer link (e até pode poupar). Garantido!

Próximos destinos

Alugar carro no estrangeiro – 14 conselhos essenciais

Melhores destinos a visitar em 2023

Islândia – voo, hotel para seis dias e carro por 429€

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Rueben Jacobs

Last Updated: 01/06/2023

Views: 5495

Rating: 4.7 / 5 (77 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rueben Jacobs

Birthday: 1999-03-14

Address: 951 Caterina Walk, Schambergerside, CA 67667-0896

Phone: +6881806848632

Job: Internal Education Planner

Hobby: Candle making, Cabaret, Poi, Gambling, Rock climbing, Wood carving, Computer programming

Introduction: My name is Rueben Jacobs, I am a cooperative, beautiful, kind, comfortable, glamorous, open, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.